Tipo de Imóvel

Documentos Necessários


VENDA

Do imóvel e do proprietário: Registro imobililário ou contrato de compra e venda, carnê do IPTU, Talão de Luz, Talão de água, RG, CPF do próprietário e cônjuge + certidão de casamento.

Do (a) (s) Comprador (a)(es) (s): RG,CPF, comprovante de renda e nada consta da SERASA (se for casado, apresentar documentação pessoal do cônjuge.

LOCAÇÃO

Do (a) Locatário (a): RG,CPF, comprovante de renda e nada consta da SERASA (se for casado apresentar documentação pessoal do cônjuge.

Do (a) (s) Fiador (es) (a) (s)  : RG,CPF, comprovante de renda e nada consta da SERASA (se for casado apresentar documentação pessoal do cônjuge. (Comprovante de propriedade de imóvel na cidade).

Do imóvel e do Locador: Registro imobililário ou contrato de compra e venda, carnê do IPTU, Talão de Luz, Talão de água, RG, CPF do próprietário e cônjuge.

COMPROVANTES DE RENDA

Comprovante de renda Servidor Publico: Três últimos contracheques.

Comprovante de renda de empregado em empresa privada: Três ultimos contracheques acompanhados de declaração de imposto de renda dos últimos dois anos.

Comprovante de renda Autônomo: Declaração de imposto de renda dos ultimos dois anos acompanhados dos extratos de movimentação bancária dos últimos seis meses.

Comprovante de renda Empresário: Declaração de imposto de renda dos últimos dois anos.

COMPROVANTE DE RESIDENCIA

Apresentar duas faturas quitadas de água, luz ou telefone, sendo uma atual e uma do último ano.

Fale conosco

Do imóvel

Ônus reais: Certidão mais importante na hora da compra de imóveis. Ela traça um histórico do imóvel nos últimos vinte anos e indica em nome de quem realmente está registrado o imóvel, se está hipotecado, se tem habite-se etc. É expedida pelo Cartório de registro de Imóveis da freguesia a que pertence o imóvel.

Do vendedor

Os documentos são a primeira garantia do credor de que a pessoa que receberá o dinheiro é capaz de assumir e honrar a dívida. Alguns bancos costumam exigir que você seja correntista para poder se candidatar a um financiamento; outros não fazem essa exigência de início, mas, depois que seu crédito é aprovado, você precisa abrir uma conta no banco. Não se surpreenda se, mesmo sendo cliente, o banco lhe exigir alguns dos documentos.

Do Comprador

Para obter financiamento sem um comprovante de renda mensal (como os holerites, por exemplo), basta provar ao banco que você é capaz de arcar mensalmente com determinada soma. Esse sistema beneficia as pessoas que não têm carteira de trabalho assinada ¬e que, portanto, não possuem contracheque ou são profissionais liberais, ou fazem parte da crescente economia informal.